quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PSB do RN teme candidatura de Ciro Gomes


É pouco provável que apelos como os de Wilma de Faria e Iberê Ferreira consigam barrar a candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) à Presidência da República.

A informação que nos chega é que o PSB caminha para confirmar o projeto de Ciro, segundo colocado em algumas projeções dos institutos de pesquisa e empatado tecnicamente com a ministra Dilma Rousseff, do PT.

Até o governador Eduardo Campos, de Pernambuco, presidente nacional do PSB, anda convencido que a candidatura de Ciro Gomes é irreversível. A pressão de parlamentares da legenda para que Ciro transforme-se num puxador de votos é muito grande.

E isso pode garantir o crescimento da bancada do PSB no Congresso Nacional.

Além disto, o PSB tem três governadores e mais de uma dezena de prefeitos de cidades importantes do país.

Um parlamentar da cúpula do PSB (de outro estado) comentava que apenas Wilma de Faria se posiciona hoje contra o projeto de Ciro Gomes. E que será voto vencido no processo de escolha.

Na semana passada, a governadora e o vice Iberê Ferreira, eventual candidato da base, estiveram em Recife para um encontro com Eduardo Campos, justamente, para avaliar o prejuízo local com o lançamento de Ciro à sucessão presidencial.

O PSB potiguar poderá perder apoios importantes na eleição estadual. O PT, por exemplo, já disse que pula fora do barco de Wilma porque a prioridade é o palanque de Dilma Rousseff. Segundo turno é outra história.

PR, PMN e PP poderão sentir-se à vontade para largar o PSB. O PMDB está com Dilma, mas pode compor com o PSDB de Aécio Neves. Ou seja, o PSB pode ficar sem palanque e isso pode ser fatal para Iberê Ferreira.

Ciro Gomes virou assombração para o PSB potiguar.

...

Uma retificação: em textos anteriores, eu escrevi que o Ciro é carioca e fez carreira política no Ceará. Não, ele é de Pindamonhangaba, interior de São Paulo.

Por Diogenes Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário