terça-feira, 29 de setembro de 2009

FIM DA REDUÇÃO DE IMPOSTOS

Consumidor pode ter que esperar 3 meses pelo carro

Quem compra automóvel agora corre risco de perder desconto do IPI

Do R7

Quem comprou carro zero quilômetro nos feirões realizados no último final de semana para se livrar do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) corre o risco de perder o desconto do imposto. Em razão do alto volume de vendas, faltaram alguns modelos para pronta entrega e o consumidor pode ter que esperar até três meses para receber o carro. Se isso acontecer, os descontos do IPI são perdidos, porque o pagamento só é feito na entrega das chaves.

O desconto do IPI para a compra de carros zero termina nesta quarta-feira (30). O IPI é um imposto federal cobrado das indústrias sobre o total das vendas de seus produtos. Até dezembro o imposto sobe um pouco mês a mês e deve voltar ao normal em janeiro. Por conta disso, o movimento nos feirões das montadoras e nas lojas no fim de semana foi acima das expectativas.

Na rede de lojas do Grupo Amazonas, em São Paulo (com seis unidades da Fiat e duas da Volks), o fim de semana rendeu o fechamento de 375 contratos para a venda de modelos novos e 120 para usados. Atualmente há 180 carros novos da Fiat no pátio da Amazonas.

Na rede de concessionárias da Fiat o maior problema é com o modelo Strada cabine dupla, lançado recentemente pela montadora. A espera é de até 90 dias, segundo Richard Marques, gerente de vendas da empresa. Quem comprar agora tem de cruzar os dedos para começar 2010 com um carro novo na garagem.

Nas lojas da Peugeot o fim de semana também foi de vendas acima da média, segundo o gerente nacional, Stephane Majka. Foram 530 veículos vendidos no feirão de São Paulo e 350 comercializados nas lojas da capital. Em todo o país a montadora francesa fechou 1.950 contratos. Nas concessionárias da Peugeot a espera por um modelo pode chegar a um mês. Para não perder a venda, a estratégia das lojas é oferecer os modelos com mais potência e acessórios.

Presidente da associação que representa as concessionárias da Chevrolet, Armando Boscardin diz que a rede, vendeu no fim de semana 8,5 mil unidades. Num período normal não passa de 6 mil veículos. Assim como em outras montadoras, os clientes da Chevrolet também correm o risco de perder a isenção de IPI. O Classic, pode levar até 15 dias para ser entregue. O empresário não acredita nas especulações com preço por causa da corrida às lojas.

A redução do IPI entrou em vigor em janeiro, quando a economia começou a sentir os efeitos da crise financeira internacional. Em março, ela foi prorrogada para junho e em junho, novamente renovada pelo governo federal. Estima-se que o governo deixou de arrecadar R$ 1,75 bilhão com a medida. O objetivo da redução foi estimular o consumo e garantir o emprego no setor automobilístico, que estava entre os mais afetados pela crise econômica mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário