quarta-feira, 24 de junho de 2009

A saúde não vai bem!!!!!

Bem amigos,dos três PSFs de São Rafael,apenas um está em pleno funcionamento, Dr. Paulo resposavél pelo PSF I encontra-se de atestado.
No PSF II Dr. Jorge foi obrigado a abandonar o trabalho,restando apenas o PSF em que trabalha o médico e secretário de saúde Dr. Walmilson.

O médico Jorge Lucio Dantas,que trabalhava no PSF II,enviou uma carta a câmara municipal,mais precisamente ao vereador Antonio Sabino (PP),relatando como foi seus dias trabalhando em São Rafael,deixando claro o motivo pelo qual o médico foi obrigado a abandonar o trabalho na nossa cidade.

Vou aqui relatar os principais trechos da referida carta,lembrando que a mesma foi assinada pelo próprio ,Dr. Jorge Lucio,Vamos aos fatos:


“Feito Primeiro contato,Dr Walmilson (secretário de saúde) informou-me que a cidade estava pagando em torno de 7 mil reais líquido,para trabalhar:segunda,terça e quarta no PSF e fazer plantões noturnos da segunda e da terça.O pagamento seria feito EM DIA,ao final de cada mês trabalhado.

No dia 06 de Abril,cheguei a São Rafael,me direcionei ao hospital,conversei então com Dr Walmilson sobre o funcionamento dos PSF e dos plantões.
Fomos ao alojamento onde me disse que quando estivesse na cidade nos revezaríamos nos plantões diurnos,já que seriam poucos atendimentos.concordei de pronto,e pedi que Cici (funcionária do Hospital,responsavál pelas minhas fichas do PSF)que fosse da seguinte maneira organizado: Da segunda no turno vespertino (30 fichas),da terça no turno matutino (30 fichas).adicionados as visitas domiciliares,da quarta (15 fichas)do turno matutino.

Correu tudo bem na primeira semana,na segunda semana ao chegar ao hospital diversas pessoas me esperavam no pronto atendimento,percebi então que não ficaria apenas com os plantões noturnos,mais sim com as 24h!.

Os dias forma passando desta forma,até que nos primeiros dias de maio recebi meu salário,que para a minha surpresa foi apenas referente ao PSF,no inicio da semana seguinte questionei a Dr Walmilson o motivo pelo qual não tinha recebido os meus plantões,Foi prometido que até o fim da semana estava tudo resolvido.
Passaram-se os dias e recebi meu segundo salário com o mesmo valor do primeiro,Rgina (sub-secretaria) me informou que até o fim da semana receberia o restante,e que o problema teria sido na secretaria de finanças.

Mais uma semana passou-se sem eu receber,procurei Dr Walmilson e perguntei sobre o pagamento,ele me informou que o problema teria sido um erro na secretaria de finanças.Nesta mesma semana ele me perguntou se eu poderia chegar mais cedo a cidade,Pois ele teria qua viajar e não estaria na segunda pela manhã,Então eu disse que não chegaria mais cedo,por que nem os plantões do meu 1° Mês trabalhado eu tinha recebido.

No dia (12/06) eu ainda não tinha recebido o pagamento,então decidi deixar a cidade de São Rafael.ainda no sábado (13/6) Dr Walmilson conversou comigo pelo telefone,mas não mencionou pagamento .
Na segunda (15/06) cheguei ao hospital por volta das 13h,no fim dos atendimentos procurei Dr Walmilson para informá-lo que não daria mais plantão esta semana,mas me prontifiquei a continuar no PSF até o fim do Mês,Ele me disse que não,só queria se fosse para ficar no PSF e nos plantões.

Próximo ao fim do expediente me encontrei com Regina,que me informou que o cheque já se encontrava na secretaria de finanças,me dirigi a prefeitura,o secretario não estava,mas um funcionário me informou que realmente o cheque estava lá,mas tinha sido suspenso pelo hospital.Dr Walmilson me disse que,devido a verba vir do AIHs.não foi liberado por que houve um novo problema.

Assim com esta historia,atendi meus últimos pacientes em São Rafael-RN.
Jorge Lucio Dantas
Médico

Nenhum comentário:

Postar um comentário