sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Dia 11,dia do estudante

Bem amigos,por um problema técnico o nosso blog teve que ficar 3 dias fora do ar...e não foi possível realizar uma homenagem ao dia dos estudantes no seu dia alusivo,eu na qualidade professor,fazendo parte da vida estudantil,não posso deixar de demosntrar o carinho que sinto por todos os estudantes do brasil!!!!!!um breve resumo!

Dia 11 de Agosto: data escolhida para homenagear todos os estudantes.
O dia do Estudante é comemorado no dia 11 de Agosto. No mesmo dia, no ano de 1827, D. Pedro I criou no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda. Antes da criação dos mesmos, todos que apresentavam interesse em compreender melhor o universo das leis tinham que se deslocar até Coimbra, Portugal, aonde situava a faculdade mais próxima.

Na cidade de São Paulo, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII.

Cem anos após os cursos de direito terem sido criados, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Representa também uma ocasião favorável para se refletir sobre o acesso à educação e sua qualidade.

Aluno (do latim alere "desenvolver, criar") é o indivíduo que recebe formação de um professor para adquirir ou ampliar seus conhecimentos em um determinado assunto. É qualquer pessoa que aprende através de outra, mas o termo é geralmente aplicado para estudantes.

Outras definições

Aristóteles, que era inclusive professor, dizia que seus discípulos eram alunos, porque essa palavra é a junção de a com luno, ou seja, segundo ele, eram pessoas sem luz, mas que a receberiam através do conhecimento das coisas.
Aristóteles, helênico (falava e escrevia em grego, e não em latim), ao contrário do que é dito acima, poderia teria se referido a alguma coisa relacionada com φως, φωτός: luz.
O vocábulo aluno vem do latim alumnus do verbo alere, nutrir, crescer, fazer desenvolver.
Um estudante é uma pessoa que se ocupa de realizar atividades de estudo, relativas a um aprendizado qualquer, de diferentes níveis.
Aluno s.m. 1. aquele que recebeu lições de alguém: discipulus. Cic, alumnus. m. Tac 2. estudantes: discipulus, m. Liv. discens, tis, m. Sen. (dicionário de português - latim - Porto Editora. Para Aristóteles, todos que aprendiam com ele eram seus discípulos, e portanto ele era a fonte de luz do conhecimento e sabedoria. Daí dizer que seus "discipulus" não tinham a luz, "a + luna".

Nenhum comentário:

Postar um comentário