sexta-feira, 10 de julho de 2009

Governadora participa do 11º Fórum
de Governadores do Nordeste


Prodetur, Copa do Mundo e nova Lei Rouanet. Estes são os temas da pauta de debates do 11º Fórum de Governadores do Nordeste, que será realizado nesta sexta-feira (10), em João Pessoa, no Centro de Convenções do Hotel Tambaú. A governadora Wilma de Faria confirmou presença no evento, que vai reunir ainda os ministros do Turismo, Luiz Barreto; Esportes, Orlando Silva; e Cultura, Juca Ferreira.

Segundo a coordenação do evento, os ministros presentes ao fórum irão proferir palestras sobre temas relacionados às suas pastas. Nesta quinta-feira (09), no Palácio da Redenção, sede do Governo da Paraíba, estão ocorrendo reuniões preliminares com a presença dos secretários estaduais de Turismo, de Esporte e de Cultura, para que os temas a serem enfocados no fórum sejam debatidos de forma ampla e panorâmica.

A última reunião dos governadores nordestinos foi realizada em Natal, no dia 5 de maio passado, com a presença dos ministros Fernando Haddad (Educação), Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) e Geddel Vieira (Integração Nacional), além do presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Na ocasião, O debate foi tomado por assuntos como a crise econômica e medidas emergenciais para sanar os prejuízos dos estados com as enchentes.

Como desdobramento da reunião em Natal, e por iniciativa da governadora Wilma de Faria, os governadores da região foram recebidos em Brasília no dia 20 de maio pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, com quem discutiram compensações financeiras da União aos Estados por conta da perda vertiginosa de receita em face da crise econômica mundial.

Esta série de reuniões de governadores nordestinos começou no Rio Grande do Norte, por proposição da governadora Wilma de Faria, em janeiro de 2007. As edições seguintes foram em João Pessoa/PB (abril/07), Fortaleza/CE (maio/07), São Luis/MA (outubro/07), Salvador/BA (novembro/07), Aracaju/SE (fevereiro/08), Maceió/AL (abril/08), Teresina/PI (julho/08), Recife/PE (dezembro/08) e Natal (maio/09).

Nenhum comentário:

Postar um comentário