quinta-feira, 30 de setembro de 2010


Padre Antonio Gomes foi acusado de maus-tratos no seminário São Pedro


Estudantes de teologia e ex-internos do Seminário de São Pedro, único da Arquidiocese de Natal a formar padres, denunciam maus-tratos e assédio moral por parte do reitor, padre Antônio Gomes da Silva, cuja gestão iniciou-se em fevereiro deste ano. A reportagem do Diário de Natal recebeu seis denúncias por e-mail e conversou com dois ex-estudantes, que preferiram não se identificar. A assessoria de comunicação da Arquidiocese de Natal informou que o arcebispo Dom Matias Patrício não se pronunciaria sobre o assunto e que o caso seria resolvido internamente.

Segundo um dos seminaristas que fizeram a denúncia, há "um verdadeiro aborto de vocações" devido às supostas intransigências e outras medidas extremas tomadas pelo reitor. Segundo ele e outro seminarista, que saíram do seminário, mas ainda vivem o desejo do sacerdócio, 90% dos cerca de 45 internos que hoje vivem no São Pedro estão insatisfeitos. O padre teria afastado a ajuda de grupos voluntários que atuavam há anos ajudando o local e colocado câmeras espalhadas pelos corredores do seminário. "Isso nunca havia acontecido. É um absurdo, porque não estamos em um Big Brother, mas num lugar de oração", reclamou um dos estudantes que deixaram a casa.

De acordo com o outro, até a qualidade da alimentação servida no local teria caído. "Há dias seguidos em que não há sequer mistura e quem chega atrasado fica sem comer". Além disso, as outras denúncias dão conta de que o clima no Seminário de São Pedro é de tristeza e pressão psicológica. Somente em 2010, 15 seminaristas já teriam sido expulsos, número que, de acordo com um dos ex-internos, que passou sete anos na casa, era de três ou quatro nos anos anteriores. "Testes psicológicos foram aplicados e teriam atestado que a maior parte deles não estava apta para ser padre".

Diario de Natal

Nota do Blog: Padre aAntonio Gomes foi pároco de São Rafael entre 92 e 98, fez um grande trabalho na nossa paroquia , e saiu aclamado pelos católicos rafaelenses.
Esperamos que tudo venha a ser exclarecido o mais rápido possivél.

Um comentário:

  1. O Padre Antonio Gomes esteve á frente da Paróquia de Candelária, sucedendo Pe Vilela, e causou um verdadeiro desastre com a comunidade. Homem ignorante, grosseiro, arbitrário, rude e sanguíneo, conseguiu em menos de um ano quase esvaziar a paróquia, que pe Vilela, de saudosa memória, tinha erigido e arrebanhado com sacrifício, amor, doação e muito carisma.
    É um homem profundamente problemático e que se indispõe com as pessoas por sua falta de educação e dificílimo trato social.
    Creio que ele, sim, careça de acompanhamento psicológico para se adaptar ao convívio mais harmônico com os semelhantes e aprender a cumprir a máxima do Cristo: " Amai-vos uns aos outros como eu vos amei, nisto saberão que vós sois os meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

    ResponderExcluir