quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Índice de eleitores/Habitantes em São Rafael-RN é de 81%

Bem amigos, Algo de muito estranho vem acontecendo em São Rafael-RN. Já tinha despertado para esse fato e hoje busquei informações quem me dessem embasamento para a denuncia que irei fazer.

Pessoas de outros municípios do RN estão com domicilio eleitoral em São Rafael ,e desde algumas eleições ,estão sendo decisivos no resultado eleitoral.

Pois bem, a porcentagem dos eleitores em relação aos habitantes de São Rafael está em torno de 81% ,segundo dados do TRE e do IBGE. Muito além da média estadual e de cidades circunvizinhas como Assu-RN onde esse índice é de 70% ,se analisarmos com Mossoró-RN, esta diferença só aumenta, lá na capital do oeste a porcentagem de eleitores em relação ao números de habitantes é de apenas 65 %.

Muito estranho a cidade de São Rafael ter tanto eleitores, esse fato já foi contornado em algumas cidades do nosso estado pelo TRE, com a revisão no titulo de eleitores.

Para se ter uma ideia ,a cidade de Pedro Avelino na região central do estado, tinha índice idêntico ao de São Rafael ,81%. Depois da revisão que ocorreu há alguns anos esses números caíram para 71%. Isso mesmo amigos, uma queda de 10% no eleitorado total.

A Tribunal Regional Eleitoral deve atentar para esse fato em São Rafael ,a nossa cidade precisa e uma revisão urgente. É inadmissível pessoas sem nenhum vinculo com São Rafael decidi os destinos da nossa cidade.


Fonte:TRE-RN/IBGE

3 comentários:

  1. Esses 81% dos habilitantes serem eleitores e pq os filhos de Sao Rafael, que moram fora mas voltam ai. Por isso da esse percentual tao alto.

    ResponderExcluir
  2. Caro Anderson, fico feliz com a sua observação, mas não concordo com o todo de sua tese. Digo isso pelo fato de hoje não me encontrar em São Rafael todos os dias, mas sempre que posso busco está em sintonia com a minha querida cidade. Sou eleitor em São Rafael e não pretendo mudar, moro em Natal no presente momento, mas nem por isso deixo de acompanhar os progressos e regressos de minha querida cidade. Fica registrado ainda de que a ausência de muitos é em busca de dias melhores para si e para os demais membros da família que ai ficam, mas nem por isso deixam de ter amor pela cidade e desejar o melhor para ela. Pelo contrário, tem uma máxima que diz: "QUEM VER DE FORA VER MELHOR". É verdade, são estes que conseguem fazer uma análise sem estarem embriagados com promessas falsas e esmolas descabidas, que foi implantado no pensamento dos mais pobres para ganhar votos. SOU A FAVOR DE UMA REVISÃO PARA AQUELES QUE REALMENTE NÃO TEM NENHUM VÍNCULO COM A CIDADE e isso é possível provar. No meu caso e de centenas de amigos conterrâneos seria uma desgraça e talvez não Democrático, pelo fato de estarem querendo tirar de cada um de nós o direito de escolher aonde queremos exercitar a nossa cidadania escolhendo BEM os representantes de um Município, Estado ou País
    Diác. Leilson

    ResponderExcluir
  3. Junio r Leilson ,esse estudo leva em consideração vcs rafaelenses ausentes. toda cidade tem filhos ausente. assu,pedro avelino. é tanto que o percentual de cidades grande é de 50 %,pq o resto dos votantes são das cidades do interior.
    Mesmo levando em consideração vcs, filhos ausentes o percetual continua alto.
    Deveria esta em torno de 70 a 75% entenderam?
    Um abraço a todos amigos e continuem comentando!

    ResponderExcluir