Procon divulga lista das empresas que mais recebe reclamações RN
O Procon do Rio Grande do Norte divulgou ontem o Cadastro de Reclamação Fundamentada, com um balanço de todas as queixas registradas no órgão de 1º de setembro de 2008 até 31 de agosto deste ano. São 11.939 reclamações no total, das quais a Oi - a grande campeã de registros - alcançou 362 queixas. A telefonia continua sendo líder de reclamações e envolve tanto as operadoras dos serviços quanto os fabricantes de aparelhos celulares.
Entre as reclamações da Oi, a maior queixa é por cobrança indevida/abusiva, que alcançou 139 registros do ano passado pra cá. Em segundo lugar, aparece a Samsung, com 315 reclamações, das quais 219 foram por problemas com garantia nos aparelhos. O hipermercado Carrefour aparece em terceiro no ranking com 304 queixas no total, sendo que 135 foram por falhas na garantia, abrangência e cobertura.
Segundo o coordenador geral do Procon no RN, Alberto Madruga, o Código de Proteção e Defesa do Consumidor obriga os órgãos públicos a divulgarem o ranking dos maus fornecedores anualmente. "Esse é um direito básico à informação que o consumidor tem e não deixa de ser uma publicação educativa, porque orienta as pessoas sobre os maus fornecedores", diz. Ainda de acordo com ele, a Oi também é campeã de reclamações em todo o Brasil.
A reclamação fundamentada ocorre quando a queixa não é solucionada no primeiro atendimento e é necessária a abertura de um processo, onde posteriormente é marcada uma audiência entre as partes. Este é o terceiro ano que o Procon do Rio Grande do Norte divulga o cadastro, que nesta edição faz parte de uma publicação nacional que envolve 22 estados brasileiros.
O Procon Estadual registrou 23 reclamações a menos do que no ano passado, o que deixou as estatísticas em ligeira estabilidade em relação a 2008. O cadastro é composto de queixas de 120 municípios do estado, distribuídos nas 13 unidades do Procon. Embora o órgão não possa julgar as causas que chegam a ele, tem autonomia para aplicar multas de até R$ 3,1 milhões. "Hoje75% das reclamações são resolvidas no Procon", acrescenta Madruga.
Defesa
Em nota enviada à imprensa, a Oi não apontou sobre possíveis causas para o desconfortável primeiro lugar. Declarou, no entanto, que "mantém equipes técnicas trabalhando em projetos de melhoria de atendimento, além de monitorar permanentemente a percepção dos clientes para atendê-los cada vez com mais qualidade em suas demandas". No texto, a empresa esclarece que "tem como princípio o comprometimento em fazer grandes investimentos no setor de telecomunicações no Brasil para levar, com qualidade, cada vez mais serviços para a grande massa de consumidores, em mais de 30 mil localidades onde está presente atendendo cerca de 57 milhões de clientes (#) e que deve investir este ano mais de R$ 5 bilhões no país".
Ranking de reclamações no Procon Estadual
1º de setembro de 2008 a 31 de agosto de 2009
Empresa Nº de reclamações
1º Oi 362
2º Samsung 315
3º Carrefour 304
4º Sony Ericsson 278
5º Claro 274
6º Tim 249
7º Service Phone 212
8º SmartCell 208
9º LG 198
10º Nokia 195
11º VTEC Comércio e Serviços 165
12º Hipercard 153
13º Itaucard 147
14º Ibicard 142
15º Bompreço 141
16º Senastec Assist Tec 140
17º Extra 133
18º Credicard 131
19º Eletroshopping 126
20º C&A modas 108
Quem quiser conferir, a lista completa está disponível no site www.procon.rn.gov.br
Fonte: Por Louise Aguiar do Dnonline
Nenhum comentário:
Postar um comentário