segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Briatore é banido da Fórmula 1 pela corte da FIA

Ex-dirigente não poderá ter nenhum vínculo com pilotos

Ex-dirigente está banido da F-1

O ex-chefe de equipe da Renault Flavio Briatore foi banido da Fórmula 1 pela farsa no GP de Cingapura do ano passado. A equipe Renault pegou dois anos de suspensão, mas com sursis, ou seja, a escuderia só cumprirá a punição caso cometa outra infração ao regulamento da categoria.

Briatore não poderá ter mais nenhum envolvimento com a F-1 e terá que largar o posto de empresário de pilotos da categoria. Pat Symonds, ex-chefe de engenharia da Renault, foi suspenso por cinco anos de qualquer competição organizada pela Federação Internacional de Automobilismo(FIA). A entidade agradeceu a Fernando Alonso por ter comparecido à corte extraordinária e por ter colaborado com as investigações, sendo isentado de qualquer culpa pelo escândalo.

A FIA havia convocado esta corte extraordinária para apurar o que aconteceu no GP de Cingapura do ano passado após graves denúncias do ex-piloto da equipe, Nelsinho Piquet, que afirmou ter batido de forma proposital a mando de Briatore, para beneficiar o espanhol Fernando Alonso, que acabou vencendo aquela prova.

Confira agora a decisão da entidade com relação aos envolvidos no caso do GP de Cingapura:

"O Conselho Mundial de Automobilismo considera que os membros da equipe Renault Flavio Briatore, Pat Symonds e Nelson Piquet Jr. conspiraram para causar o acidente proposital em Cingapura, em 2008.

Acreditamos que a pena para a Renault deva ser aplicada de forma severa. A equipe não só comprometeu a integridade do esporte como também colocou em perigo a vida de espectadores, oficiais, outros competidores e o próprio Nelson Piquet Jr.

Ofensas desse tipo causam desqualificação permanente da FIA. Entretanto, considerando estes aspectos citados acima e as atitudes tomadas pela Renault para identificar os responsáveis, o Conselho decidiu por suspender a equipe até o final da temporada 2011.

Além disso, o Conselho concorda que a Renault deve pagar por todos os custos da investigação. Isso inclui uma significante contribuição aos custos de segurança da FIA.

Em relação a Flavio Briatore, o Conselho declara que, por um período ilimitado, a FIA não lhe dará o direito de dirigir nenhum evento internacional, copa, troféu, torneio ou série envolvendo seu nome nem dar licença para que um time o tenha como dirigente. A FIA também não permitirá que ele acesse os departamentos sob jurisdição da entidade.

Também não daremos licença a nenhum piloto associado (por meio de contrato ou algo do gênero) a Briatore, ou nenhum entidade ligada a seu nome.

Sobre Pat Symonds, o Conselho declara que, por um período de cinco anos, a FIA não lhe dará o direito de organizar eventos internacionais, campeonatos, troféus ou series envolvendo seu nome. Ele não terá também acesso a nenhuma organização sob jurisdição da FIA.

Em relação a Nelsinho, o Conselho confirma que ele foi imunizado de acordo com o Código Internacional do Esporte, já que a FIA lhe assegurou imunidade após suas declarações voluntárias.

Sobre Fernando Alonso, o Conselho agradece por sua cooperação com as investigações da FIA e por comparecer à reunião e conclui que ele não estava envolvido na conspiração da Renault."

Fonte:Lancepress

Nenhum comentário:

Postar um comentário