terça-feira, 4 de agosto de 2009

Caern inicia implantação
de esgotos no Centro de Assu



Depois de discutir amplamente as estratégias com a comunidade, através de audiência pública, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) inicia, nesta segunda-feira, (3), em Assu, as obras programadas para o Centro da cidade, com a interdição da Avenida Senador João Câmara. O trabalho será executado por etapas, para não causar problemas ao trânsito de veículos e tráfego de pedestres, facilitando o acesso ao comércio, escolas e hospitais e será realizado de segunda à sexta. O serviço deve ser concluído até o dia 21, com substituição da antiga rede de cimento amianto por PVC e assentamento da nova rede coletora de esgotos sanitários, numa extensão de um quilômetro.

O diretor técnico da Caern, Clóvis Veloso, esteve na quarta-feira (29) inspecionando o trabalho, oportunidade em que discutiu com a Prefeitura e representantes dos moradores, como podem ser feitas as intervenções para realização das obras, com o mínimo de transtorno para a população.

O Governo do Estado, através da Caern, investe R$ 13 milhões em obras de saneamento no Assu e trabalha para concluir, até junho do ano que vem, 80% do abastecimento de água e 70% do serviço de coleta e tratamento de esgotos sanitários. Atualmente, 50% do sistema de esgotos já foi concluído, faltando a implantação dos ramais prediais e a estação elevatória. A Companhia também iniciou a elaboração do projeto, visando a segunda etapa da obra, para atender 100 % da cidade, beneficiando 35 mil pessoas.

ABASTECIMENTO - Em Assu, a Caern substituiu a antiga rede de cimento amianto, implantando 30 quilômetros de tubos de PVC, com diâmetro variando entre 50 e 400 milímetros, benefício que vai reduzir sensivelmente o índice de vazamentos e, consequentemente, melhorar a oferta de água na cidade. A empresa também está substituindo cerca de mil ramais. No serviço, o Governo do Estado investiu R$ 2 milhões.

A Caern está concluindo outro projeto, visando a segunda etapa da ampliação do sistema de abastecimento de água em Assu. Em seguida, depois de encaminhar à Caixa Econômica Federal para aprovação, será iniciado o processo de licitação, com a publicação do edital para a concorrência pública. Na segunda fase, o sistema de abastecimento de água de Assu vai ganhar um novo conjunto de bombas na estação elevatória, além da recuperação de três reservatórios, com capacidade para armazenar 1,7 milhão de litros de água.

Será ainda concluída a adutora de água tratada e assentados mais 21 quilômetros de rede de distribuição, com diâmetro variando entre 50 e 300 milímetros. Mais 800 ligações domiciliares serão implantadas, beneficiando 4 mil pessoas e instalados dois mil hidrômetros. Os programas de Controle de Desperdício de Água e Educação Ambiental estão no projeto, visando a conscientização da população sobre o uso racional da água e a preservação dos mananciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário