terça-feira, 14 de julho de 2009

Governadora recebe astronauta brasileiro
e firma parceria com fundação dos EUA


O Governo do Estado vai firmar parceria com a Fundação First (For Inspiration of Science and Tecnology) para despertar ainda mais o interesse de estudantes da rede pública em ciência, tecnologia e inovação. A parceria foi formalizada durante audiência na manhã desta segunda-feira (13) com o astronauta brasileiro Marcos Pontes, embaixador da instituição no país.

“Estamos investindo bastante em programas voltados para ciência e tecnologia e, em trabalho conjunto com a First, vamos incrementar ainda mais esta área na rede pública de ensino”, afirmou a governadora Wilma de Faria. Na ocasião, ele convidou o astronauta Marcos Pontes para ministrar aula inaugural, no próximo ano, no programa de cursos profissionalizantes que está sendo inserido na rede pública. Ele aceitou.
Com a parceria firmada nesta manhã, as escolas da rede pública serão introduzidas no Circuito Internacional First, uma espécie de competição realizada nacionalmente e entre diversos países com o objetivo de estimular o interesse de jovens e crianças em Educação, Ciência e Tecnologia por meio da robótica educacional e com base no empreendedorismo, trabalho em equipe e criatividade.

“Esta é uma atividade que nos dá muita satisfação”, disse Marcos Pontes, referindo-se aos resultados obtidos com o programa, o qual identifica talentos em jovens humildes, que ganham bolsas de estudos de instituições renomadas e maiores possibilidades de ascensão profissional. Segundo ele, há dois meses, quando assumiu a tarefa de embaixador da First, apenas três estados brasileiros (São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul) possuíam escolas inscritas no programa. Com sua atuação, ele quer ampliar a participação dos estados e multiplicar a presença de escolas nas competições cientificas.

Depois da visita do astronauta, uma equipe da fundação virá a Natal acertar os detalhes do programa com o secretário estadual da Educação, Rui Pereira, e com a presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), Isaura Rosado, que participaram da reunião com o astronauta Marcos Pontes.

A First é uma organização sem fins lucrativos, presente em mais de 40 países e 13 mil escolas, que foi criada pelo cientista norte-americano Dean Kamen. A instituição conta com o trabalho voluntário de líderes empresariais e comunitários, professores e estudantes universitários. First é uma sigla que significa: "Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário