terça-feira, 9 de junho de 2009


IML do Recife,se prepara para chegada de corpos
Do portal G1

A confirmação de chegada, nos próximos dias, de dezenas de corpos de passageiros do desastre do Air France 447 preocupa a direção do Instituto de Medicina Legal de Pernambuco (IML), no Recife. É para lá que serão encaminhados todos os corpos encontrados pela Marinha e pela Aeronáutica.

A direção do IML determinou a “adequação” da sala de necropsias, mas o Instituto sequer tem conseguido atender, a contento, a demanda normal na capital pernambucana, demorando até dois dias para liberar os cerca de 40 corpos que dão entrada no órgão todo fim de semana.

Peritos da Polícia Federal e do próprio IML vão trabalhar na pré-identificação dos corpos, quando esses chegarem a Fernando de Noronha, a caminho do Recife. Essa é a estratégia montada pelas autoridades pernambucanas para agilizar o reconhecimento dos corpos de vítimas dos desastres.

“Os peritos da Polícia Federal (5) e da Secretaria de Defesa Social (3) que se encontram em Fernando de Noronha irão realizar uma pré-identificação, com recolhimento de impressões digitais e consulta na base de dados para tentar identificar os corpos”, afirmou, em nota, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.O apoio da PF, todavia, foi criticado pela Associação Brasileira de Medicina Legal. “Com a notória falta de qualificação e sustentação legal, os procedimentos poderão cair em uma morosidade imprudente prolongando o sofrimento desnecessário dos familiares, ou o mais grave, colocando em risco a precisa identificação dos corpos com eventuais trocas desastrosas, não incomuns quando realizadas por profissionais não experientes”, protestou em nota.

O Airbus da Air France, que desapareceu na noite do domingo (31), transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes. O voo 447 deixou o Rio de Janeiro às 19h30 (horário de Brasília) e fez o último contato de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha.
De acordo com investigadores franceses, em um intervalo de quatro minutos, o avião emitiu 24 mensagens automáticas com sinais de anomalias no voo, das quais 14 entre 23h10 e 23h11.


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